O que é controle de pragas e o que devemos fazer para proteger nossos lares?

Você já se perguntou o que de fato é controle de pragas? Se a sua resposta foi: “Fazer dedetização quando aparecem insetos e baratas em nossas casas”, está deixando de lado aspectos e ações bem importantes para manter sua casa em segurança.

O controle de pragas é um conjunto de ações preventivas e corretivas que visa impedir a aparição e proliferação das pragas urbanas. Essas ações têm como foco impedir que esses agentes encontrem abrigo, alimentos e tenham um ambiente propício para a proliferação. Para que este controle seja efetivo, existem fatores a serem levados em consideração. Entender quais são as pragas existentes no ambiente, estudar seu ciclo e hábitos de vida é trabalho para especialistas, mas começa com a observação diária do morador. 

Vamos aos fatores.

O que são pragas urbanas?

São aqueles insetos e animais que aparecem em ralos de banheiro, de cozinha, armários e cantinhos escondidos do nosso quintal. As pragas mais conhecidas do meio urbano são ratos, baratas, formigas, escorpiões e mosquitos, mas existe uma infinidade de outros agentes que podem, inclusive, transmitir doenças. Para que eles sejam monitorados e controlados, é importante ter conhecimento dos seus hábitos comportamentais e como eles se desenvolvem.

Hábitos e ciclo de vida das pragas 

Fazer o controle de pragas, com dedetização, instalação de iscas e armadilhas em sua residência e pouco tempo depois as pragas voltarem a aparecer. Provavelmente já deve ter acontecido com você em algum momento da sua vida. Isso se deve à falta de conhecimento sobre os hábitos e o ciclo de vida de cada espécie de praga, favorecendo a reincidência desses agentes.

O serviço precisa ser feito no tempo correto para que a controle das pragas aconteça em todas as fases do seu desenvolvimento. Quando não realizado desta forma, acarreta a reincidência, já que foram deixados para trás os ovos ainda em desenvolvimento. Com as técnicas adequadas aplicadas no tempo certo, o controle tem a eficiência garantida e o efeito prolongado.

Dia a dia

Mas e os cuidados que cada morador deve ter para evitar que esses agentes sejam atraídos para o nosso lar ou escritório? A primeira atitude a ser tomada é o armazenamento correto de alimentos e o cuidado ao consumi-los. Deixar embalagens de alimentos abertos, comer no escritório ou sofá pode cooperar para que algumas pragas se instalem nestes locais onde encontram comida. A segunda atitude é não acumular entulhos em quintais ou resto de obras em quartos dos fundos. É importante que qualquer material que precise ser armazenado fique longe de casa ou em locais adequados, isolados da sua casa ou escritório.   

Agora, você sabe o que precisa para manter sua casa ou escritório protegidos das pragas urbanas. E não esqueça que estamos aqui para ajudar você nessa missão de manter sua família segura. Conte conosco! 

plugins premium WordPress