Cupins

Sabe aquele inseto que entra nas edificações e quando você percebe já fez o maior estrago no ambiente? Esse inseto é o cupim. Parece ser inofensivo, mas na verdade ele tem um alto poder de destruição

Para um controle eficaz, é importante identificar a presença dos cupins e fazer o controle com uma empresa especializada, que faça uma avaliação do local e ofereça as melhores soluções.

O cupim tem uma função ecológica muito importante, ou seja, os cupins moram em termiteiro, geralmente encontrados no solo, saem do seu ninho e vão à procura de alimento, na natureza. Eles se alimentam de placas de madeira morta existentes nas árvores e também das que caem no chão, tendo como função social o rejuvenescimento das árvores. 

São considerados pragas urbanas porque causam prejuízos, destroem vários objetos de madeira e outros materiais em busca de alimento.

Entre em contato conosco e faça um orçamento para sua casa ou empresa.

 

Curiosidades:

O que eles comem?

Os cupins se alimentam de madeiras e qualquer outro material que contenha celulose, como papel, papelão, tecidos, plantas vivas, entre outros. 

Os cupins operários são os responsáveis pela alimentação da colônia, são eles que processam a celulose, transformando em celulase e alimentam todos os outros cupins através da trofalaxia.

Onde vivem?

Vivem em colônias e as espécies mais comuns de cupins são: 

Os cupins de madeira seca que podem ser localizados em peças, móveis e objetos de madeiras. Já os cupins de solo são encontrados no interior do solo, lajes, caixões perdidos, juntas de dilatação, paredes, tubulações, telhados redes hidráulicas e elétricas.

Cada cupim exerce uma função de trabalho diferente. Em uma colônia as atividades encontradas são:

Operários: indivíduos responsáveis por todas as funções rotineiras da colônia, tais como obtenção de alimento, alimentação do rei e rainha, construção e conservação do ninho, eliminação de indivíduos adoecidos ou mortos, cuidados com os ovos. Todos os operários são cegos, e não possuem asas, pois não precisam para o desempenho de suas funções.

Soldados: tem a função de guarda do ninho e proteção dos operários durante a busca de alimentos. Os soldados também não apresentam olhos e asas. Como estruturas de defesa, além da potente mandíbula que pode esmagar, cortar ou golpear com enorme força. Sua cabeça dura e volumosa pode obstruir passagens estreitas do ninho contra a penetração de inimigos naturais. 

Reprodutores Alados: Indivíduos sexualmente definidos (macho e fêmea), responsáveis pela reprodução. São os chamados siriris, que saem do ninho em um vôo de dispersão para encontrar um local onde possam se reproduzir, formando outro ninho de cupins. Para desempenharem a função de dispersão, apresentam dois pares de asas membranosas.

Rainha e Rei: Constituem os reprodutores primários da colônia. A rainha tem um grande abdômen devido ao grande desenvolvimento do aparelho reprodutor.

A Klin possui um tratamento seguro e eficaz para o tratamento contra cupins. Fale com um dos nossos especialista agora mesmo.

Espécies de cupins que são considerados pragas urbanas:

CUPINS DE SOLO

Os cupins de solo, são aqueles que constroem os seus ninhos no próprio solo ou em paredes e lajes, formando túneis de ferrageamentos onde eles transitam da colônia até o seu alimento e podem ser:

Nasutitermes:  Os cupins desta espécie constroem, geralmente, ninhos cartonados sobre árvores, que estão ligados ao solo por túneis. Os ninhos podem estar apoiados sobre muros, postes, paredes, no madeiramento do telhado ou em outros suportes. Essa espécie apresenta várias rainhas e reis primários, sendo que em áreas urbanas já foram encontrados ninhos com mais de 10 rainhas.

Os Nasutitermes destroem madeira dura ou mole, seca ou úmida, manufaturada ou não. Estes cupins atacam madeiramento de telhados, forros, cercas e até a própria árvore que serve de suporte ao ninho.

Coptotermes: Vivem de três a cinco anos, se destacam pela agressividade e por expelirem uma secreção leitosa por uma abertura no dorso da cabeça. A rainha de uma colônia madura tem um abdômen imenso, de aproximadamente 2 cm de comprimento, e a rainha dessa espécie pode viver cerca de 15 anos ou até mais. Também existem rainhas de substituição derivadas de ninfas que tomam o lugar da rainha primária quando ela morre ou após a divisão da colônia. A população de uma colônia madura atinge mais de um milhão de indivíduos e a sua área de forrageamento pode ser enorme.

Os Coptotermes gestroi atacam diversos materiais entre eles, madeiras, papéis, papelão, reboco, couro, isopor, metal, borracha, betume, gesso e árvores vivas. É também comum, danos a cabos elétricos, telefônicos, interruptores e caixas de energia das edificações. Essa espécie de cupins ataca somente o cerne de árvores e por isso, árvores que parecem saudáveis podem tombar após tempestades, arriscando provocar acidentes.

Vale salientar que o cupim de solo, em edificações acima de três andares, é considerado um problema estrutural podendo causar danos como pane elétrica, incêndios ou até mesmo desmoronamento.

 

CUPINS DE MADEIRA SECA

Os cupins de madeira seca vivem em móveis, portas, ou seja, em objetos de madeira, e lá é feita a colônia e também é o seu lugar de alimento. 

Criptotermes: São facilmente identificados pela presença de resíduos granulosos (grânulos fecais). As peças que são atacadas permanecem com a superfície intacta, porém é facilmente quebrada ou deformada com a pressão dos dedos. Pode ser identificada a presença de asa dos alados na madeira infestada. Geralmente atacam madeiras manufaturadas como móveis, molduras, portas e portais, compensados e peças de coleção. A madeira se contamina pela proximidade de peças infestadas ou através dos alados na época de revoada (reprodução).

*Imagens meramente ilustrativas

A Klin possui um tratamento seguro e eficaz para o tratamento contra cupins. Fale com um dos nossos especialista agora mesmo.

Como diferenciar os cupins subterrâneos dos de madeira seca?

Manutenção e Prevenção

Algumas medidas preventivas também podem minimizar os danos e auxiliar no manejo desses cupins:

A Klin possui um tratamento seguro e eficaz para o tratamento contra cupins. Fale com um dos nossos especialistas agora mesmo.