As moscas são insetos comuns que aparecem em vários lugares e elas se adaptam muito bem ao ambiente. Parece ser um animal indefeso, mas geram incômodo e são vetores de inúmeras doenças.
É essencial que você contrate uma empresa especializada em controle de mosca para prevenir doenças e mantendo o ambiente saudável.
Por que as moscas são consideradas pragas?
As moscas são insetos sinantrópicos, ou seja, se adaptaram muito bem a viver junto ao homem nos centros urbanos e áreas rurais. Voam por muitas áreas comerciais e residências, mas também em locais sujos como lixeiras, esgotos, aterros sanitários, entre outros.
São vetores de inúmeras doenças infecto-contagiosas, uma vez que quando pousam sobre o alimento, contaminam através do contato das patas e da saliva, pois elas carregam em seus corpos agentes patógenos que provocam as doenças.
Algumas dessas doenças são: febres tifoides, cólera, salmoneloses, disenteria por bacilos, tuberculose e vermes parasitas.
Entre em contato conosco e faça um orçamento para sua casa ou empresa.
Curiosidades:
Moscas são insetos de hábitos diurnos, gostam de ambientes quentes e úmidos. A mosca adulta pode medir de 5-8 mm de comprimento e apresentar coloração acinzentada no tórax e quatro faixas longitudinais no corpo. As fêmeas são ligeiramente maiores que os machos.
Os locais visitados pelas moscas podem ser identificados através de manchas escuras indicando depósito de excrementos e claras onde existe a saliva do animal.
O que elas comem?
Moscas possuem alimentação onívora, alimentando-se de substâncias animais ou vegetais. São atraídas pela matéria em decomposição, leite, sucos e substâncias açucaradas.
Tipos de moscas mais comuns no Brasil:
Mosca doméstica (Musca domestica):
É um inseto que possui a capacidade de se adaptar facilmente aos centros urbanos. As moscas se desenvolvem através de metamorfose incompleta, ou seja o ciclo de vida inicia com a ovipostura, ou seja, coloca os seus ovos sobre a matéria orgânica em decomposição como lixo e fezes.
Após 24 horas as larvas eclodem e começam a se alimentar do substrato e sofre três mudas ou ecdises(troca do esqueleto desses animais para garantir o seu crescimento).
Após 5 dias a larva se enterra no solo e passa pelo período de pupa, se as condições estiverem favoráveis, forma-se o adulto.
Uma fêmea pode fazer 6 posturas durante sua vida, colocando até 900 ovos. A dispersão das moscas ocorre normalmente em uma raio de 500 mts do seu nascedouro, porém pode se deslocar de 1km a 5km de distância.
Mosca varejeira:
É a espécie mais perigosa, pois depositam os seus ovos nas feridas dos seres humanos e animais, após a eclosão, as larvas se alimentam dos tecidos vivos.
O ciclo de vida da mosca é de 30 dias e a fêmea coloca até 1000 ovos em cada ninhada. Essa espécie de mosca, pode causar uma grave infecção nos seres humanos e animais,chamada miíase que deve ser tratada o mais rápido possível.
Fale com quem entende do assunto, entre em contato com a KLIN e solicite seu orçamento!
*Imagens meramente ilustrativas
Como é feito o tratamento?
Através de uma vistoria minuciosa, é identificado a causa raiz da infestação e definido o plano de ação que pode ser composto por pelos procedimentos e técnicas descritas abaixo:
BARREIRAS FÍSICAS: Na vistoria preliminar, é identificado na estrutura do ambiente, pontos que permite o acesso das moscas as áreas internas do estabelecimento e indicamos a instalação de barreiras físicas mais adequadas para cada situação.
APLICAÇÃO DE INSETICIDA: De acordo com a vistoria preliminar, o técnico especialista utiliza um inseticida específico para conter o crescimento e proliferação das larvas que não conseguirão chegar na fase adulta e controlar os insetos adultos existentes no ambiente.
ARMADILHA DE REPELÊNCIA: Dispositivo que é instalado de maneira estratégica e regulado através de um temporizador que liberam o inseticida natural no ambiente. Esse produto, vai fazer com que as moscas e outros insetos alados não fiquem no ambiente.
ARMADILHAS DE CAPTURA: Dispositivos de atração a base de ferormônio e compostos orgânicos que capturam insetos alados contendo assim a infestação.
Manutenção e Prevenção
Algumas medidas preventivas podem diminuir o aparecimento de moscas:
- Presença de frestas e fendas em paredes, portas, janelas e outros locais;
- Lixo armazenado de forma inadequada, aberto ou com sacos plásticos que podem ser facilmente rasgados;
- Alimento exposto, restos de comida na pia ou em recipientes;
- Ambiente mal higienizado;
Como executar o controle ambiental para impedir a proliferação de moscas?
- Armazenar o lixo corretamente em recipientes fechados;
- Não deixar alimentos expostos ou com embalagens abertas;
- Telar janelas, cobogós ou outros acessos;
- Instalar cortinas de ar para ambientes em que as portas fiquem abertas;
- Prezar pela higiene e organização do local;
O controle químico regularmente deve ser feito por uma empresa especializada que tenha profissionais especializados para realizar o controle de moscas de forma eficaz. Solicite um orçamento gratuitamente.