Percevejos de cama

Você já fez alguma viagem e, no hotel ou pousada em que passou a noite, acordou, incomodado, com coceiras e manchas vermelhas na pele? Pode ter sido o percevejo-de-cama!

O percevejo-de-cama é um parasita que tem sua picada facilmente confundida com as de mosquitos e pulgas. Ele se alimenta de sangue, sendo atraído pelo calor e dióxido de carbono exalado pela respiração do seu hospedeiro, mas não transmite nenhuma doença.

Trata-se de um inseto tão pequeno que poderia passar despercebido se não causasse transtornos no sono e na pele de quem recebe a picada, que costumam ser múltiplas, pequenas e avermelhadas, com um ponto mais escuro no centro. Medindo entre 5 mm a 7 mm, tem formato oval, cor acastanhada e expectativa de vida de 6 a 9 meses.

A dispersão deste inseto ocorre de maneira passiva: ele se prende em roupas e bagagens e, quando a pessoa chega em um novo local, ele se dispersa no respectivo ambiente.

É comum em instalações que recebem múltiplas pessoas, como dormitórios, hotéis, abrigos. Costuma se esconder nos colchões, almofadas, carpetes, rodapés, dobras de cortinas, atrás de papéis de parede ou pinturas descascadas. É nesses locais que, geralmente, as fêmeas depositam seus ovos. Conforme a infestação progride, espalham-se para outros cantos do quarto e até mesmo para ambientes adjacentes.

Existem mais de 90 espécies de percevejo-de-cama, contudo, as que mais afetam os seres humanos são a Cimex lectularius e a Cimex hemipterus.

Se a infestação estiver em níveis alarmantes, até mesmo cachorros e gatos podem ser alvos deste parasita.

 

Para exterminar esse inseto é necessária a intervenção de uma empresa especializada no controle deste tipo de praga. Fale com quem entende do assunto, solicite um orçamento na KLIN!

Mosquito, pulga, escabiose ou percevejo-de cama? Confira algumas dicas para identificar a picada do parasita viajante

Nem sempre é fácil diferenciar as picadas dos percevejos-de cama, mas há algumas pistas que podem te ajudar:

Curiosidades

Medidas que NÃO são eficazes contra os percevejos

Manutenção e Prevenção

A eliminação de percevejos requer profissionais treinados e experientes, por isso, contrate os serviços de uma empresa especializada no controle de pragas. Entre em contato com a KLIN e solicite seu orçamento!