Pragas de grãos

As pragas de grãos, também conhecidas como traças-dos-cereais, são aqueles bichinhos que podem ser encontrados em algum alimento guardado na despensa como arroz, milho, macarrão, açúcar e feijão.

Furos nas embalagens e teias em locais de armazenamento são os sinais mais comuns de uma infestação de pragas de grãos. 

Este inseto se desenvolve inteiramente no cereal, por isto, pode ser encontrado em suas diferentes fases de vida: ovo, larva, pupa e adulta.

A praga dos grãos também pode ser encontrada nas lavouras, danificando grandes quantidades de sementes. Descuidos ou falhas no processo de armazenamento também podem favorecer o aparecimento desses insetos, causando perdas na produção.

O tratamento dessas pragas em locais de produção, manipulação e armazenamento de alimentos, segue rigorosos protocolos de manejo integrado de pragas. Sempre de forma holística, utiliza-se ferramentas de controle tais como: vistoria, processos de higienização adequados, utilização de armadilhas para captura e identificação de espécies, tratamento fitossanitário com fins quarentenários e tratamentos ambientais preventivos e corretivos.

Por se tratar de plano de trabalho complexo, cada realidade terá seu plano de controle montado de acordo com as características do ambiente.

Para eliminar definitivamente esta praga é necessário ter ajuda profissional. Conte com a KLIN para livrar-se de vez desses insetos!

 

Classificação das Pragas de Grãos

As pragas de grãos podem ser classificadas em primárias e secundárias.

As pragas primárias atacam grãos e sementes sadios. Dependendo da parte do grão que corroem, podem ser classificadas em pragas internas ou externas. As pragas internas perfuram o grão até seu interior para completar o ciclo de vida, enquanto as pragas externas destroem a parte externa da semente.

As pragas secundárias atacam grãos já trincados ou quebrados, multiplicando-se rapidamente e causando grandes prejuízos.

Espécies mais comuns no Brasil

Gorgulho-de-milho (Sitophilus zeamais)

Dentre as pragas de grãos, o gorgulho-de-milho é o inseto de menor tamanho, medindo de 2 mm a 3 mm de comprimento. Tem cor escura e formato cilíndrico. 

Atacando o grão de milho tanto na fase de larva quanto adulta, possui elevada capacidade reprodutiva, por isso tende a ser alto o nível de infestação do gorgulho. 

Alimenta-se no interior dos grãos, construindo túneis à medida que se desenvolvem.

Traça-dos-cereais (Sitotroga cerealella)

A traça-dos-cereais, como o gorgulho, ataca os grãos e nutre-se do interior dele. Tem aproximadamente 6 mm de comprimento.

Na fase inicial, a lagarta tem cor amarela e posteriormente, mais desenvolvida, adquire uma coloração branca. 

O inseto, em sua forma adulta, possui asas e tem estimativa de vida de apenas cinco dias.

Manutenção e Prevenção

Os serviços profissionais da KLIN irão ajudar a sua residência ou empresa com controle e extermínio eficaz desta praga, assegurando saúde e bem-estar. Entre em contato e solicite seu orçamento!