Traças

Quem nunca pegou aquela roupa que estava guardada há muito tempo, ou aquele livro esquecido no armário e encontrou nele um ou mais furos? Existe um bichinho responsável por ‘comer’ essas coisas: a traça, um inseto bastante comum de se encontrar em casa!

Geralmente encontrada em guarda-roupas, estante de livros ou em espaços que se armazena muitas coisas que não são usadas, a traça danifica objetos – contudo, não oferece risco nenhum à saúde humana.

A eliminação efetiva desta bichinho é um verdadeiro desafio, é preciso de ajuda profissional. Entre em contato com a KLIN e livre-se desta praga!

Tipos de Traça

As traças são pragas domésticas comuns de serem encontradas em casa. Existem 3 tipos: traça de roupas, de papéis e de comida.

Traça de roupas

A traça de roupas nada mais é do que uma mariposa na fase jovem. Fácil de reconhecer, desloca-se enquanto está no ‘casulo’, um envoltório achatado que a mantém protegida. É dentro dele que a lagarta se alimenta para, logo depois, transformar-se em uma mariposa.

Com corpo alongado, cerca de 16 mm de comprimento seu casulo pode ter as cores marrom-claro, cinza ou branco.

Facilmente encontrada em armários, tecelagens e museus, este inseto se estabelece em locais com temperatura alta, umidade e sujeira, condições favoráveis para o seu desenvolvimento.

As traças de roupas se alimentam de roupas de fibra natural ou de tecidos que contenham suor, restos de comida e secreções e não fazem mal para a saúde humana.

Traça de livros

A traça de livros, ou traça-prateada, não possui casulo, já sai dos ovos com o formato adulto. Costuma habitar centros urbanos, sendo raramente encontrada na natureza.

Possui corpo alongado tal como a traça de roupas, mas tem o tamanho menor, medindo cerca de 13 mm. Procura ambientes com umidade, escondendo-se em locais como rodapés, armários e estantes.
 
A traça de livros se alimenta de substâncias com excesso de proteínas, amido e açúcar. Colas, encadernação de livros, açúcar, cabelo e sujeira são alguns dos objetos consumidos por este inseto. Raramente atacam produtos de origem animal.

Traça de grãos

Provavelmente você já encontrou, em algum alimento guardado na despensa, uma embalagem com bichinho dentro. Trata-se da traça de grãos, também conhecida como traça-dos-cereais.

Encontrada na embalagem de diversos alimentos como feijão, arroz, milho, açúcar e o macarrão, é um inseto pequeno, podendo atingir até 6 mm de comprimento. 

Ao identificar o alimento danificado é importante jogá-lo instantaneamente no lixo, pois outros pacotes podem ser contaminados.
 
A traça de grão também pode ser encontrada nas lavouras, danificando grandes quantidades de sementes.

*Imagens meramente ilustrativas

Curiosidades

Manutenção e Prevenção

Procure um serviço especializado de controle de pragas e livre-se das traças! Conte com a KLIN e garanta saúde e bem-estar para sua residência ou para a sua empresa.