Quem nunca pegou aquela roupa que estava guardada há muito tempo, ou aquele livro esquecido no armário e encontrou nele um ou mais furos? Existe um bichinho responsável por ‘comer’ essas coisas: a traça, um inseto bastante comum de se encontrar em casa!
Geralmente encontrada em guarda-roupas, estante de livros ou em espaços que se armazena muitas coisas que não são usadas, a traça danifica objetos – contudo, não oferece risco nenhum à saúde humana.
A eliminação efetiva desta bichinho é um verdadeiro desafio, é preciso de ajuda profissional. Entre em contato com a KLIN e livre-se desta praga!
Tipos de Traça
As traças são pragas domésticas comuns de serem encontradas em casa. Existem 3 tipos: traça de roupas, de papéis e de comida.
Traça de roupas
A traça de roupas nada mais é do que uma mariposa na fase jovem. Fácil de reconhecer, desloca-se enquanto está no ‘casulo’, um envoltório achatado que a mantém protegida. É dentro dele que a lagarta se alimenta para, logo depois, transformar-se em uma mariposa.
Com corpo alongado, cerca de 16 mm de comprimento seu casulo pode ter as cores marrom-claro, cinza ou branco.
Facilmente encontrada em armários, tecelagens e museus, este inseto se estabelece em locais com temperatura alta, umidade e sujeira, condições favoráveis para o seu desenvolvimento.
As traças de roupas se alimentam de roupas de fibra natural ou de tecidos que contenham suor, restos de comida e secreções e não fazem mal para a saúde humana.
Traça de livros
A traça de livros, ou traça-prateada, não possui casulo, já sai dos ovos com o formato adulto. Costuma habitar centros urbanos, sendo raramente encontrada na natureza.
Traça de grãos
Provavelmente você já encontrou, em algum alimento guardado na despensa, uma embalagem com bichinho dentro. Trata-se da traça de grãos, também conhecida como traça-dos-cereais.
Encontrada na embalagem de diversos alimentos como feijão, arroz, milho, açúcar e o macarrão, é um inseto pequeno, podendo atingir até 6 mm de comprimento.
*Imagens meramente ilustrativas
Curiosidades
- Algumas espécies de traças podem viver até 8 anos;
- Muitas não bebem líquido nenhum, tirando esse recurso exclusivamente de seu alimento;
- Os ovos das traças são muito pequenos, possuem menos de 1mm, são quase invisíveis a olho nu.
Manutenção e Prevenção
- É importante manter a limpeza em dia, as traças se alimentam de resíduos orgânicos, poeira e outros materiais que são originados de ambientes sujos. O acúmulo de papéis e lixo favorece a sua proliferação;
- Descarte roupas e objetos que não usa e evite criar ambientes, sejam em armários, quartos ou galpões, que favoreçam a propagação das traças;
- Não coloque roupa usada no armário, o suor é uma das secreções humanas preferidas das traças. Se ainda for reutilizar a roupa, deixe-a em um local ventilado; se estiver suja, coloque-a para lavar imediatamente;
- Guarde roupas pesadas em embalagens plásticas;
- Nem sempre os buracos na roupa podem ser sinal de traças, mas se você vir alguma passeando pelo seu armário, provavelmente existe uma infestação no local;
- Armazene os alimentos em potes de vidro, isto vai evitar o surgimento da traça de grão.
Procure um serviço especializado de controle de pragas e livre-se das traças! Conte com a KLIN e garanta saúde e bem-estar para sua residência ou para a sua empresa.